Amniocentese

Muitas grávidas nem fazem ideia do significado dessa palavra (sorte delas!). Na verdade é um exame super mega hiper invasivo para verificar se o bebê possui algum problema de saúde, com ele pode-se verificar a presença de síndromes cromossômicas (como Down, que dentre as milhares de síndromes é a mais comum) e outras más formações mais graves (como espinha bífida e anencefalia), que podem ser um desafio a vida.
O que pouco se comenta é o lado ético da coisa. Lógico que a medicina evoluiu e com ela parece que o bom senso diminuiu. Eu que fui submetida ao exame sei bem como é. O pior não é a dor ou o incômodo e sim o fato de se colocar uma agulha dentro de seu ventre, retirar uma amostra do liquido amniótico e repousar por alguns dias poruqe 1 em cada 200 casos existe o risco de aborto. Pra mim o mais estressante não foi poder saber se minha filha alguma síndrome detectável pelo exame e sim correr o risco de perdê-la. Sou super a favor da natureza, confio nela como poucos e sei que a interferência médica muitas vezes não ajuda e ao invés de simplificar diagnósticos, só aumentam as dúvidas.

Na época eu não sabia como lidar com médicos nem com minha filha e acabei indo pela maré. Acharam importante, fui lá e fiz. Excesso de precaução? Acho que foi, mas se fosse hoje me sairia muito melhor.
Bom, fizemos o exame e o resultado foi normal… tanto sofrimento pra quê??
Ai, quando a Soso nasceu,  a equipe da UTI teve a capacidade de repetir o tal exame (acredite se quiser!), me explicaram que como é um exame de análise genética, quando feito com o liquido amniótico, pode haver interferência dos genes da mãe, ai quando se nasce deve-se repetir…. dessa vez foi menos traumático pois foi um exame de sangue normal, nada de risco a vida! Ai outro resultado normal… E agora? Perguntei a médica que nos acompanhava, e ela me respondeu que a amniocentese detecta apenas algumas síndromes dentro das milhares classifcadas (caramba então porque fizeram 2 vezes o mesmo exame???), ai teria que repetir outros milhares de exames para ver se  a Soso tinha algo e muitas vezes poderíamos ficar sem diagnóstico. Plin!!! Nesse momento minha ficha caiu… percebi que exames trazem mais dúvidas do que certezas e hoje antes de fazermos qualquer coisa, sempre nos perguntamos: “O que iremos fazer com a informação?” Se a resposta for nada, só para saber, preferimos ficar na dúvida… Nunca me importei em saber se a Soso tinha algo e isso continua até hoje, não muda nada e nunca mudou! Sempre tive certeza que minha filha ia nascer bem e saudável, mas nenhum médico me perguntou isso….
Médico nunca entende o lado da mãe… muitos acham que estudaram e sabem mais, mas sempre insisto em dizer que não há nada nesse mundo como a sabedoria de mãe! O poder do feminino, muito esquecido em nossa cultura, deve ser reverenciado e ressaltado, todos temos esse poder! Hoje falo com toda certeza que estou muita mais segura para lidar com essas dúvidas, afinal nessa vida nada é certeza e não acredito em prognósticos médicos, você deveria fazer o mesmo… cada individuo é único e cada um tem seu karma… que venham os karmas e com eles a sabedoria! Eba!!!
Após esse evento pude evitar diversos exames desnecessários na Soso. Errei em me submeter ao exame, mas como sempre, aprendemos com os erros e hoje sei que tive que passar por isso tudo para perceber o quão importante é a felicidade da minha pequena! Saúde vem de dentro! Avisem seus médicos!

2 thoughts on “Amniocentese

  1. Ca.. parabens pelo seu blog! muito rico, inspirador e principalmente.. útil!!!! transofrmador…
    muito legal a maneira que vc conduz sua vida e a criação da Soso.
    Lendo esse post, me lembrei de uma conversa que eu e outras mães tivemos a respeito dessa bateria de exames que nos é pedida na gravidez, principalmente a ultrassonografia…. ninguem nos explica a margem de erro que esse exame tem e muitas vezes ele só serve para deixar as mães angustiadas, aflitas.. bem como para precipitar partos ou conduzir a uma cesariana desnecessária!!!! temos que nos questionar a respeito de tudo!!!!! .. e voltar a acreditar no nosso poder interior!!! muito bem colocado Ca! beijinhosss

  2. Ahh!! Querida! Vc tem muito que ensinar a todas nós, simples mortais! Seu grau de transcedência está acima do normal!! Temos que conversar muito antes de eu ter coragem de botar outro serzinho nesse mundo! bjo grande! me avise qdo voltar!!! estou louca pra gente botar papo em dia! bjo grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>