Cura pela visão



Foto: arquivo pessoal – Nascer do sol em Varanasi, Índia



Os sentidos são meios importantes de nos relacionarmos com o mundo ao nosso redor. A força da visão é tão grande que no yoga temos um momento muito especial, o sankalpa, que normalmente é realizado durante o relaxamento, quando escolhermos visualizar algo que almejamos, o que colabora (e muito!) para atingirmos nossos objetivos. Nada mais fácil do que visualização e trabalho árduo para conseguirmos o que queremos! Ontem estava assistindo um desses jornais e vi horrores que estão fazendo com crianças e bebês (não vale nem a pena ficar reproduzindo detalhes), o apresentador falava da falta de respeito e amor ao próximo e mesmo assim continuava repetindo imagens horríveis. Se os produtores de televisão não possuem capacidade para perceber que quanto mais se fala na coisa, mais ela acontece, cabe a nós nos privarmos de tais situações. Já faz tempo que meu canal preferido é o Discovery Kids. Imagina se minha filha crescesse ouvindo essas matérias caóticas que encontramos? Então vale a pena tomarmos cuidado com o que falamos na frente de nossos filhos e com os canais que assistimos. Você pode pensar que o mundo não é cor de rosa… mas me desculpe, para meu filhos o mundo sempre será cor-de-rosa.. só assim criaremos um mundo melhor!
Não te convenci? Abaixo, um texto da Marcia de Luca sobre a importância da visão.
“As imagens que penetram em nossos olhos atuam profundamente em nosso corpo, mente e emoções. Enquanto observamos um magnífico pôr do sol, geramos substâncias químicas que nos acalmam e nos dão prazer. Por outro lado, assistir a um filme de violência detona um dilúvio de hormônios que provocam estresse e inundam nossa circulação agitando cada célula do corpo. Escolher estímulos visuais positivos é tão importante quanto escolher alimentos nutritivos.
Assim como os sons primordiais podem ser úteis para equilibrar nossa mente e nosso corpo por meio da audição, as formas primordiais podem gerar maior coerência em nossos cérebros, provocando uma influência que equilibra e acalma. Em algumas culturas do mundo, utilizam-se belos desenhos para aquietar a mente agitada. Um desenho clássico é conhecido por Sri Yantra que simboliza as forças criativas do universo.
Podemos também melhorar nosso bem-estar e o ambiente em que vivemos e em que trabalhamos com o uso criativo da cor:
– Nuances de cores pastel e tons de terra tranquilizam o elemento Ar.
– Cores frias, claras – azuis, verdes e branco – equilibram o princípio Fogo.
– Cores brilhantes, fortes e intensas com formas e desenhos vibrantes ajudam a energizar o princípio Terra”
(Por Márcia De Luca. Publicado no blog yoga pela paz)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>