Festinhas eco friendly

O tema sustentável chegou faz tempo, agora é modinha levantar causas para o meio ambiente. Selecionei algumas dicas legais para você usar nas festinhas sem necessariamente ser radical, porque levar vida de hippie em plena São Paulo é meio utópico! Fazemos o que podemos, mas só ter um pouco de criatividade que podemos sim usar causas ambientais de uma maneira divertida e legal.

Convites

A primeira opção seria o e-mail que reduz os resíduos, mas existem algumas formas mais eficientes de usar o papel.

Faça convites com papel reciclado, existem diversas ONGs no Brasil que atuam com isso (ex. ONG O nosso papel).

Papéis ONG O nosso papel

Uma novidade no mercado, é um tipo de papel feito de sementes, feito pela Seed Paper que deve ser plantado depois de usado. Na sua fabricação são adicionadas sementes que germinam após o uso.

Convite Seed Paper

Outra novidade são os papéis livres de árvore, fabricados pela Tree Free Paper, ou seja, são feitos com material reciclado e fibras de banana ou manga, por exemplo.

Papéis Free Tree Paper

Ainda no quesito papéis, você pode juntar seus filhos e procurar papéis pela casa que iriam para o lixo, podem ser embrulhos para presentes, folhas sulfite, folhas decoradas, etc. Junte todos, corte na mesma forma (círculos, por exemplo) e escreva a mão o convite de sua festa. Divertido, diferente e econômico.

Presentes

Toda festinha infantil vem acompanhada de inúmeros papéis de embrulho. Para começar, você pode solicitar no convite que o embrulho seja em embalagens reusáveis ou em uma ecobag, por exemplo.
Fora isso, os presentes em si trazem inúmeros problemas. A maioria dos brinquedos é feita de plástico, que possui inúmeras toxinas e químicas e também quebra fácil, sendo difícil reutilizá-los. Uma boa opção é pedir brinquedos educativos, que são feitos de madeira e são mais resistentes, em São Paulo existem inúmeras lojas, como a Trenzinho Brinquedos, na Vila Madalena.  Fora do Brasil você pode encontrar na Toys r Us brinquedos da marca Melissa e Doug que são educativos.

Geometric Stackes – Melissa e Doug

 

Farm Animals Puzzle – Melissa e Doug

Para incentivar os pequenos a serem soldidários desde sempre, também vale pedir para que as crianças tragam algum brinquedo de casa que não usam mais, aí no convite é sempre legal colocar a Instituição que você irá doar os brinquedos arrecadados. Você pode linkar tudo isso com um tema, por exemplo, fazer uma festa africana, na qual tudo que for recebido será encaminhado às crianças na África.

Nos EUA, a ONG Garden Harvest  incentiva a adoção de uma cabra para que o leite fornecido por ela ajude pessoas com desnutrição (eu não sei exatamente como funciona, mas como a organização é nos Estados Unidos, local que nem se sabe o que é fome, acho difícil a aplicação desse projeto), mas se houver algo parecido aqui no Brasil seria uma boa opção para um tema Fazendinha.

Artigos para festa

A maior quantidade de resíduos em festas são de descartáveis, entre eles pratos, garfos, facas e copos. Por isso, empresas estão investindo em materiais reutilizáveis. Entre tantas marcas, a Birchwood vende na Amazon opções de talheres feitos de madeira certificada e a Terra Estreita tem em seu site a opção de venda de pratos descartáveis e talheres feitos de materiais reutilizáveis.
Garfo a venda na Amazon

Existem muitas outras opções para tornar sua festa mais sustentável. Ao invés de usar saquinhos de plásticos, escolha de tecidos que façam um compose legal com o tema da festa.

Evitar os balões descartáveis também seria uma boa idéia, mas se você não abre mão do look infantil que eles trazem, pode comprar os balões reutilizáveis, eu usei na festa da minha filha e adorei. Após o evento você esvazia e guarda para a próxima ocasião. Você pode encontrá-los na Rica Festa.

 

 

 

 

 

A criatividade fará com que você crie uma festa mais eco friendly sem ser piegas! Espero ter dado algumas sugestões! Boa festa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>