Ghee! Um santo remédio

Para os indianos, o ghee é um santo remédio. Nada mais é do que a manteiga clarifcada, livre de impurezas e toxinas. É tão fácil de fazer que vale a pena experimentar… pode ser substituído pelo óleo para refogar os temperos, é mais nutritivo e saudável. Os benefícios são inúmeros, de acordo com o site Yoga pela Paz “O ghee é conhecido em Ayurveda como um alimento sagrado e muito saudável. É usado para preparar inúmeros remédios. O ghee não sofre problema de saturação ou seja não altera o colesterol sanguíneo. Embora seja inteiramente preparada com manteiga, suas propriedades, de acordo com Ayurveda, diferem muito da manteiga em si por ser livre de todos os seus resíduos lácteos e toxinas da manteiga comum. O ghee é a fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana, além de ser um dos óleos de cozimento indicados para o preparo dos alimentos”.

Quer tentar? Siga os passos abaixo:

 
INGREDIENTES
1 kg Manteiga pura e sem sal
1 Panela forte ou de fundo grosso
1 Vidro de boca larga bem limpo e seco
1 Filtro ou coador
 
COMO FAZER
Coloque a manteiga na panela. Prefira panelas de fundo grosso/forte, desta forma será mais fácil da manteiga, quando derretida, não queimar facilmente.
Deixe a manteiga derreter em fogo baixo até começar a fazer espuma.
Abaixe o fogo ao máximo. Gradualmente a manteiga vai se clarificando e pedaços sólidos começarão a ficar mais crocantes e espumosos na superfície.
Tenha cuidado para não deixar queimar o ghee!
Aos poucos o ghee apresentará uma cor dourada, amarelo-âmbar e então os sólidos virão mais à superfície.
As poucas impurezas que permanecerem no fundo poderão ser coadas ao despejar o ghee em um recipiente de vidro alto e de boca larga.
Os sólidos então devem ser dispensados.
O ghee poderá ser guardado, tampado, por tempo indeterminado, não sendo obrigatório conservá-lo em refrigerador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>