Inclusão escolar

Resolvi pedir para que a Terapeuta Ocupacional da Sofia fizesse um texto sobre inclusão. Apesar da péssima experiência que tive, sei que existem muitas escolas preparadas e com ótimos profissionais. A Maria Emilia que assina o texto abaixo é uma dessas profissionais maravilhosas que dispensa comentários. Segue o texto na íntegra.

“A participação de crianças com deficiência na escola é um direito (Lei de Diretrizes e Bases,1996), que para ser acessado depende, entre outros aspectos, da articulação entre profissionais, famílias e sociedade para o cumprimento de diretrizes educacionais, destinação de recursos humanos e materiais e  formação de profissionais habilitados para o enfrentamento dos diferentes desafios trazidos pela prática cotidiana do ensino. Na teoria esse processo já teve muitos avanços, mas na prática ainda há necessidade de aticulações para que ele ocorra de forma efetiva.
Chegado o momento de colocar seus filhos na escola os pais se deparam com uma série de questões : qual a melhor escola para o meu filho ? ele deve ir à escola com um acompanhante terapêutico ? como avaliar se ele está participando das atividades ?
Não existe uma resposta única, mas sabemos que algumas escolas já trabalham com a perspectiva da educação inclusiva e efetivamente aceitam crianças com necessidades educacionais especiais. Geralmente são escolas menos tradicionais/competivas que se abrem para diferença e vêem nessa abertura uma possibilidade de crescimento para todos.
É papel dos profissionais da saúde que atendem as crianças, auxiliar os pais no mapeamento de escolas que acreditam nessa perspectiva e acompanhar as crianças nesse processo efetivando parceriais com os educadores. Uma escola inclusiva investe na formação profissional de seus educadores, na quebra de barreiars arquitetônicas e sobretudo atitudinais, construindo novas relações com o outro e com o mundo”.

By Maria Emilia Briant

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>