Linguagem além da fala

Linguagem além da fala

“Just because a person can’t speak doesn’t mean they have nothing to say.” A very important reminder from a parent of a non-verbal child.

Só o tempo me fez entender que linguagem não é somente a FALA. É a capacidade de se comunicar com o mundo, seja a maneira que for. Hoje sabemos que a nossa filha apesar e não falar sabe se comunicar muito bem. Sofia mostra nitidamente o que quer e o que não quer e entende tudo ao redor dela, incrível como ela não tendo o dom da palavra sabe muito bem compreender a fala.

Com o tempo e muito AMOR aprendemos a “escutar” nossa filha e perceber quando ela está pronta para algo novo. É tão sutil essa comunicação que só alguns anos de treino me fizeram perceber desse detalhe. Lógico que nem sempre foi assim tão fácil compreender a Soso.

Anos atrás comprei um mega, hiper andador para a Sofia, achando que se oferecesse algo TOP de linha era super simples dela andar, ela só precisava ficar nele de forma semi passiva que o resto ele resolvia. Simples? Não mesmo! A Soso só queria pular como se fosse um pula-pula e pegar carona, tentando se pendurar no andador para que nós a empurrássemos. Sofia fazia o que era mais difícil para “fugir” do andador, ao invés de simplesmente fica nele. Na hora percebi que aquilo não ia funcionar, precisávamos que ela fizesse descarga de peso e isso nitidamente não estava acontecendo. Conclusão: o andador ficou abandonado em casa.

Hoje a Sofia domina o engatinhar (que no caso dela é andar sentadinha) e demonstra forte desejo para andar. Se pudesse te dizer, hoje sim minha filha mostra desenvolvimento suficiente para andar. Lógico que temos um caminho longo até o andar independente, mas nossa vida é feita de objetivos atingíveis, vamos com calma, a estrada é longa.

Sofia vem aprendendo a fazer escolhas. É difícil impor limites aos nossos pequenos que já vivem num mundo tão limitado, mas a vida é assim. O poder de escolha é muito forte e amadurecer é saber bancar nossas escolhas. Difícil? Imagine que é, afinal ser filha única e mimada do jeito é parece complicado aprender que não é o centro do mundo e que nem tudo acontece do jeito que queremos. Nas férias, por exemplo, a Soso teve a oportunidade de frequentar piscina e praia incansavelmente todos os dias, mas agora com o inicio das aulas o lazer tem hora certa e responsabilidades fazem bem, nos faz crescer.

Nossa vida é assim, inúmeras tentativas, diversos erros e um aprendizado imenso. Se não sabemos o momento certo da Soso aprender algo novo, tentamos e se ela não está preparada, aguardamos um pouco e tentamos denovo até ela estar apta. Tenham paciência para perceber porque as crianças sempre nos mostram o caminho, cada vez mais acredito que eles são mais sábios que nós.

Que venham seus próximos passos, Soso!

 

Curiosidade

Linguagem. É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). Num sentido mais genérico, a Linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>