Mães de UTI

Seu bebê nasce e segue para UTI. Óbvio que é bem melhor tê-lo ao seu lado, mas se aconteceu assim é porque os cuidados que ele terá serão muito importantes e dependendo como você enfrenta esses primeiros momentos, tudo ficará mais fácil lá na frente.

A minha filha nasceu prematura e pequenina, então já sabíamos que ela iria ficar um tempo na incubadora para crescer e vir para casa forte. Óbvio que é difícil, mas ser mãe, no geral, é bem complicadinho, então a gente já vai se acostumando!

O bebê ao nascer ainda está muito em contato com a mãe, então o que você sentir, ele sentirá, mesmo estando distante. Aqui algumas atitudes que tive e que me ajudaram:

  •  Fique calma, embora seja impossível às vezes, pense que se você se mantiver calma, seu bebê também ficará e tudo será mais fácil pros dois. Afinal, não podemos mudar o rumo do que estiver acontecendo, se estivermos nervosas ou não tudo ocorrerá da mesma maneira, então tenha fé e fique calma.
  • Pense positivo! Para que pensar coisas ruins? Antecipar tragédias só a fará sofrer.
  • Sorria e passe segurança para seu bebê. Se você estiver segura, ele também estará.
  • Descanse de noite! Você precisará de muita energia para lidar com a longa jornada de uma mãe de UTI.
  • Coma muito bem, seu bebê precisará muito do seu leite para se recuperar.
  • Deixe de se cobrar em excesso. O fato de seu bebê precisar de cuidados especiais está longe de ser culpa sua. É um ser novo que escolheu você como mãe para poder cuidar dele. então você é muito especial!
  • Se, às vezes você se sentir cansada, exausta, sem energia, poupe seu bebê. Procure ficar em casa, descansar ou mesmo sair com amigos para recarregar energias. No meu caso, sempre saíamos para jantar fora com amigos, após o dia longo de UTI, foi muito bom espairecer.
  • Pegue seu bebê no colo o máximo que for possível, o calor e amor de mãe cura tudo!
  • Se tiverem que fazer algum procedimento com seu bebê e você não se sentir a vontade para presenciar, simplesmente saia da sala, vá tomar uma água. Com certeza será bem pior para ele sentir sua aflição.
  • Comemore as vitórias diárias sem querer antecipar o futuro! Todo ganho de peso e toda evolução merece comemoração.

 

com

 

O tempo passa rápido, mesmo você duvidando! Minha princesa ficou 42 dias na UTI e tenho ótimas lembranças desse momento, conheci pessoas maravilhosas, me diverti, pensei muito, enfim CRESCI e com certeza sai preparada para cuidar dela com todo o amor do mundo!Se você conhecer alguém que esteja passando por uma situação dessas, encaminhe esse post, talvez ajude!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>