Mudança de estação! Cuidado!

Já tinha ouvido falar que a época de mudança de temperatura, geralmente na troca de estações, é mais comum ficarmos doentes. Com as crianças, essa sensibilidade é maior ainda. Nessa época que antecede o outono, tenha cuidado pois está havendo muitos casos de pneumonia e bronquiolite!
Segundo a ayurveda, medicina milenar indiana, essa época de transição do calor para o frio, é muito importanto cuidarmos de nossa alimentação. Nesse período recomenda-se de modo geral uma dieta quente, umedecida e nutritiva com predomínio de alimentos cozidos, untuosos (com adição de óleos saudáveis como o azeite de oliva), ingestão de líquidos mornos (chás e sucos cozidos), abundante em cereais como a aveia, laticínios (com temperos), frutas oleaginosas (com moderação). As refeições devem ser freqüentes, em pequena quantidade e regulares. Não deve haver mistura de muitos alimentos na mesma refeição, mas, variedade entre uma refeição e outra. Devem-se usar temperos picantes, mas suaves (açafrão, cardamomo, cebola cozida, coentro, cominho, endro, erva-doce, funcho, gengibre em pó) e sal.
Cuide de você e  de seu bebê e no menor sinal de tosse, febre, falta de apetite procure o pediatra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>