Terapia Ocupacional? Por quê e Quando fazer?

TO: aprendendo brincando

A Soso faz TO desde bem pequena e percebi o quanto essa atividade é importante para os pequenos. Quando percebemos que existe algum tipo de atraso no desenvolvimento de nossos filhos, vale a pena parar, respirar fundo e agir com cuidado e cautela. Ficar desesperado não ajudará em nada! Confie em mim! Por mais difícil que seja, saia, vá passear no parque, fazer uma massagem, fazer compras, o que quiser, pois com a cabeça vazia, as decisões vêm com maior sensatez! Pensando nisso, pedi para que a Maria Emilia, TO da Soso fizesse um textinho explicando para gente o que é TO.
Aí vai! Adorei!!

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que atende diferentes populações. Para as crianças este tratamento é indicado, sempre que existe uma ruptura no desenvolvimento/cotidiano das mesmas, crianças que fazem T.O são crianças que não brincam ou apresentam um atraso importante no brincar tais como:
  • Não demonstram interesse por brinquedos relativos a sua idade
  • Levam tudo à boca
  • Jogam os brinquedos
  • Tem um tempo de exploração muito curto
     
Dificuldades deste tipo nos dão uma pista de que existe um atraso no desenvolvimento das funções cognitivas como memória, atenção e linguagem. Dessa forma, nas sessões de TO a criança é estimulada a brincar e o adulto/terapeuta faz uma mediação para que ela tenha mais iniciativa e possibilidade de exploração.
É fundamental que os pais ofereçam atividades em casa, com poucas opções, dando um modelo e em um espaço organizado. Brincar é a vida da criança, é através dele que ela aprende e se desenvolve.
Um outro aspecto importante diz respeito ao processamento sensorial, a dificuldade em receber e processar as informações sensoriais prejudica de forma importante a interação da criança com o mundo e seu brincar. Isto afeta diretamente sua aprendizagem. A criança deve ser capaz de explorar com as mãos, aceitar diferentes texturas, buscar atividades e se manter nelas por um tempo maior. Dificuldades nesse processo prejudicam seu desenvolvimento global.
O desenvolvimento motor e cognitivo estão ligados, dessa forma, na TO também trabalhamos aspectos motores, uma criança que é capaz de sentar, por exemplo, tem mais possibilidades de explorar o mundo do que uma criança que fica deitada a maior parte do tempo. Dessa forma, o trabalho em equipe com a fisioterapeuta e a fonoaudióloga são fundamentais para potencializar o desenvolvimento das crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>