Terapias para crianças especiais

Quando temos um baby com necessidades especiais (sejam elas quais forem!), percebemos que as opções são inúmeras e quanto mais procuramos, mais coisas surgem e cabe a nós (seres imperfeitos) decidir o que seria melhor para nossos pimpolhos. Nesse post vou listar algumas terapias que tenho ouvido falar… se achar que vale a pena, teste.

– Fisioterapia
Tradicional – normalmente saímos da UTI com a indicação de alguma fisioterapia que já atendia nossos bebês lá. Acho ótimo para começar, mas o único problema é que as fisios de UTI Neonatal são mias especializadas em fisio respiratória, não motora. Então antes de tudo certifique-se de qual tipo seu baby necessita.
Medek – essa é a que fazemos hoje me dia! Eu adoro! A Sofia também! São exercícios mais desafiadores que a tradicional, a fisio estimula o que o bebê tem de melhor, não se preocupando com o que está atrasado. Por exemplo, se seu filho não engatinha, mas adora tentar ficar de pé, então os exercícios também focam o de pé (Alguns tradicionalistas dizem que o bebê tem que engatinhar antes de andar), não vejo mal algum em avançar um pouco, depois recuperamos.
Bobath – foi introduzido ao Brasil por Sonia Gusmann, que tem um centro em Moema, São Paulo. O método é bom, mas o local eu não gostei. Essas são as minhas impressões, achei velho, cheirando a mofo e ninguém usava uniforme. Sabe-se que melhor do que a terapia são os terapeutas, a Sonia é muito capacitada, fez uma ótima avaliação, sabe do que fala. O problema é que acho que quem não trata o local onde trabalha com carinho, dificilmente tratará minha bebê com o carinho que ela está acostumada. Também possuem fonos especializadas.

– Fono
Boca – as fonos de UTI geralmente também são especializadas em comida, pois são chamadas logo que bebês possuem dificuldades para mamar. Essa intervenção é ótima e super proveitosa. Minha baby teve dificuldades em sugar, fizemos algumas sessões e ela saiu da UTI linda, mamando tudo só pelo peito! Isso 40 dias após o nascimento! O leite era abundante e ela linda mamando!
Ouvido – somente mais velhinho é que percebe-se a necessidade desse tipo de intervenção. As fonos especializadas em ouvido geralmente também trabalham com a fala. Para elas vão crianças com deficiência auditiva e deficiência da fala.
Padovan – uma técnica baseada na filosofia Waldorf, que acredita que o físico está muito ligado com o intelectual. Acredita-se que se o bebê não cumpre o desenvolvimento físico normal, terá implicações neurológicas. Não entendo muito a fundo. Iremos numa avaliação embreve, aí pretendo falar melhor.

Terapia Ocupacional
Super legal, trabalhamos com uma terapeuta que ensina a Soso a brincar, proporcionando o desenvolvimento psico-motor dela. Além disso, ela também é especializada na inclusão escolar e auxiliar tanto escolas, quanto mães nessa árdua tarefa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>